Vancouver

Dicas: Evite a Gafe!

Boa noite a todos!

Escrevo a vocês mais algumas dicas do Vancouver para Brasileiros! Algumas dicas para você não fazer feio lá no Canadá!

VancouverParaBrasileiros

Que os brasileiros são considerados um dos povos mais simpáticos do mundo ninguém tem nenhuma dúvida. Mas mesmo assim, podemos acabar cometendo algumas gafes quando estamos no exterior. Para ajudar você que está aqui ou que esteja vindo para o Canadá, preparamos um guia bem descontraído com dicas do que fazer e do que não fazer nas também simpáticas terras canadenses.

No ônibus ou metrô

onibus

Quando o assunto é transporte público, uma das principais gafes é não dar preferência do assento para idosos e mulheres grávidas. Os canadenses são bem exigentes com isso e pega muito mal não ceder o lugar. Se você, por exemplo, estiver num ônibus, saiba que os acentos da frente, próximos ao motorista, são indicados para idosos e mulheres. O mesmo acontece no metrô, onde os assentos preferenciais ficam próximos às portas. Portanto, não fique com vergonha de levantar e oferecer prontamente seu acento.

Esperando pelo ônibus

No Brasil, quando estamos no ponto de ônibus, devemos obrigatoriamente levantar a mão para que o ônibus pare. No Canadá é diferente, uma vez que os ônibus costumam parar em todos os pontos. Dessa forma, não pague o mico de levantar a mão quando estiver no ponto de embarque.

Descendo ônibus

Se para entrar no ônibus no Canadá dá menos trabalho do que no Brasil, para sair o assunto é um pouco diferente. Não cometa a gafe de puxar a cordinha para o ônibus parar e ficar esperando que o motorista acione a abertura da porta. No Canadá, quem comanda a abertura da porta é o passageiro. Assim, quando o ônibus parar, você deve descer um degrau da escada. O degrau tem um sensor que aciona a abertura da porta. Alguns ônibus dispõem ainda de um sistema um pouco diferente, em que o passageiro deve apertar a maçaneta para que a porta se abra. Tudo isso em nome da segurança.

Na escola

relogio

Como descendentes de britânicos, os canadenses costumam ser pontuais. Portanto, procure chegar sempre dentro do horário das aulas. Caso você chegue atrasado, nunca esqueça de bater na porta da classe e pedir licença à professora antes de entrar.

No bar ou restaurante


gorgeta

Nunca esqueça de pagar os 15% de gorjeta para o garçom. No Canadá os bares e restaurantes são extremamente rígidos com a política de gorjeta. Portanto, evite cometer a gafe de não pagar ou mesmo perguntar se é preciso pagar a quem te serviu. O mesmo vale para funcionários de hotéis, como camareiras, motoristas e guardadores de malas.

Na rua


faixapedestres

Aqui no Canadá as pessoas costumam atravessar a rua somente na faixa de pedestres. Além de ser mais seguro, a atitude evita com que você seja multado. Sim! Aqui no Canadá existem guardas prontos para pegar os transeuntes mais rebeldes.

Bate-papo

conversar

De um modo geral os canadenses são muito educados e bons parceiros de bate papo. Mesmo assim, fique atento para não cometer gafes durante uma conversa. Os canadenses ficam geralmente chateados quando tentamos dizer que o Canadá é muito parecido com os Estados Unidos. Sem entrar no mérito dessa discussão, evite comentários como esse e procure manter a conversa num clima descontraído. As mulheres canadenses, de um modo geral, são pessoas independentes e odeiam (isso mesmo, odeiam) comentários machistas.
Para manter uma conversa interessante saiba que eles são vidrados em hóquei (especialmente os homens) e adoram conversar em geral sobre assuntos divertidos como viagens, música e cinema.

Tomando esses pequenos cuidados, tenha certeza de que você será muito bem recebido pelos canadenses e ajudará a manter lá em cima a fama de simpático e divertido do brasileiro.

Autor: Guilherme Prezia

E é isso aí pessoal! Basta seguir estas dicas para não se incomodar por besteira! Até a próxima! 😉

Fonte: Site Vancouver Para Brasileiros

Tags:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: