Vancouver

[OFF] Fim de Semana na Serra

Bom dia a todos!

Hoje mostrarei a vocês fotos aqui da minha terra, por isso o título leva o “[OFF]” antes, pois não falaremos sobre o Canadá hoje… 😉

Faremos uma viagem por algumas das milhares de belezas aqui do Rio Grande do Sul, saíremos de Caxias do Sul e passaremos por Nova Prata, pelo Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves e por fim em Farroupilha. Prontos para esta viagem?

Caldas de Prata

Caldas de Prata Logo

Parque de Águas termais, em meio a mata nativa, você encontra fontes que jorram água numa temperatura de 41ºC, a qual possui excelentes propriedades medicinais e terapêuticas.

Cascata da Usina
Cascata da Usina

A Água Termal provém do Aqüífero Guarany – é o maior reservatório de água doce do mundo. O Caldas de Prata se caracteriza como estância hidromineral onde se toma como principal as propriedades medicinais da água – crenoterapia – sendo indicada para enfermidades do aparelho locomotor, cardiovasculares, dermatológicas, ginecológicas e neurológicas.

Igreja Do Padroeiro São João Batista em Nova Prata
Igreja Do Padroeiro São João Batista em Nova Prata

Formalizando a religiosidade do povo, a Igreja de São João Batista, situada em local central e privilegiado, recebe os fiéis em grandes romarias, já que se constitui em Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Construída nos meados do século XX, em estilo Barroco, é palco também de apresentações artísticas e culturais em ocasiões especiais.

Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos

O turismo é um grande meio de divulgação da cultura, do trabalho e da história de um povo. O Vale dos Vinhedos oferece um variado roteiro turístico, que vai desde passeios pelas vinícolas, degustação de vinhos até jantares típicos com animação de corais, servido em meio ao ambiente pitoresco e aconchegante das cantinas. Tudo isso é oferecido pelas próprias famílias que vêm resgatando e mantendo a hospitalidade e os costumes de seus antepassados, preservando desta forma a cultura dos imigrantes italianos.
Visitar o Vale dos Vinhedos é penetrar no coração da história italiana e vivenciar, através dos monumentos e do ambiente sugestivo, um passado relativamente jovem.

Ponte do Rio das Antas

Ponte Rio das Antas

Situada na RST-470 entre Bento Gonçalves e Veranópolis, a Ponte Ernesto Dornelles, mais conhecida como Ponte do Rio das Antas, é uma obra que chama muita atenção pela beleza e grandiosidade. Na visão da engenharia é destaque pela sua geometria em arcos paralelos, e pelas soluções adotadas com os recursos da época.
Apesar do longo período de construção (um total de 10 anos) e de todos os problemas enfrentados, não há dúvidas que a Ponte do Rio das Antas é uma obra de arte que ficou totalmente inserida nas paisagens locais. E é motivo de orgulho para os moradores da Serra, a quem trouxe progresso e desenvolvimento. Hoje, a Ponte é cartão postal das cidades de Veranópolis e Bento Gonçalves e é alvo de muitos turistas e curiosos.

Santuário Nossa Senhora De Caravaggio

CaravaggioA religiosidade foi trazida pelos colonos italianos que, aqui chegando, construíram, em 1879, uma capelinha de madeira onde reuniam-se para rezar. Havendo indecisão na escolha do(a) padroeiro(a), a moradora, Senhora Natale Faoro, apresentou como sugestão conciliatória, o quadro de Nossa Senhora de Caravaggio, que trouxe da Itália, entregue pela família, para acompanhá-la na longa e arriscada viagem rumo ao incerto. A aparição de Nossa Senhora aconteceu dia 26 de maio de 1432, às 17h, a uma camponesa chamada Giovanneta Dei Vacchi, num lugarejo denominado Caravaggio, ao norte da Itália. A capelinha de madeira tornou-se pequena. Iniciou-se a construção da nova igreja em alvenaria, concluída em 1890. A comunidade adquiriu, na época, uma imagem da padroeira e, conseqüentemente, a localidade passou a chamar-se Caravaggio. Nessa igreja pode-se presenciar a demonstração de fé através de testemunhos ali depositados por graças alcançadas. Com o contínuo aumento de romeiros, fez-se necessário a construção de um terceiro prédio para melhor abrigar os fiéis, o atual Santuário, construído em 1963. A romaria àquele Santuário é a maior demonstração de fé existente no Sul do país, quando anualmente, cerca de 500 mil peregrinos o visitam. Em 26 de maio, acontece a grande romaria à padroeira de toda a região colonial italiana, o evento reúne mais de 150 mil pessoas.

Bom, chegamos ao fim da nossa viagem…O que acharam? Vale a pena visitar-nos e conhecer estes e muitos outros pontos turísticos!

Por hoje é só pessoal! 😉

Boa semana a todos!

Fonte:
www.caldasdeprata.com
www.valedosvinhedos.com.br
www.riogrande.com.br
www.cimentoeareia.com.br
www.novapratars.com.br
Fotos:
Logo: www.caldasdeprata.com
Outras: tiradas por mim mesmo 😉

Tags:

One comment

  1. Esta viagem foi muito legal, desde a nossa partida até o retorno. Todos momentos foram únicos e tenho certeza que tanto eu como vc vamos guardar cada minuto em nosso coração. Te Amo !!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: